quinta-feira, 13 de agosto de 2009

4ª ATIVIDADE

Reconhecer e caracterizar os gêneros literários e não literário

Primeira etapa – alunos trazem de casa anúncios classificados. Discussão em grade grupo:

Leitura oral;

a) Identificar veículo de divulgação dos classificados;

b) Identificar tipo de leitores;

c) Identificar objetivos do gênero;

d) Identificar elementos que o caracterizam como gênero classificados (uso do imperativo, objetividade, texto curto...).

Segunda etapapropor atividades com classificados de modo a explorar as características deste gênero como; interpretação de um classificado, identificação das características, tempo verbal, vocabulário adequado.

Terceira etapa – interpretação e análise de um classificado poético. Identificar semelhanças e diferenças do classificado. Propor a produção em duplas de um classificado poético, a partir de textos motivadores.


TEXTO 1

ANÚNCIO DE ZOONAL I

Troca-se galho d’árvore

Novo em folha, vista pra mata

Por um cacho de banana da terra, nanica ou prata.

CAPARELLI, Sérgio. Come-vento. Porto Alegre: L&PM, 1988. P. 11.


1. Quem é o autor da proposta do texto 3? Este autor nos põe no campo da realidade ou da fantasia?

2. Que expressões neste texto são típicas do classificado? Como o anunciante mostra o objeto que ele quer vender?

3. Que outros elementos chamam a atenção no texto?

4. Esses elementos são típicos de que texto?

5. Observem o título do texto: a palavra Zoornal existe? Como é formada? Ela ajuda ou não a criar uma graça?

6. Depois de analisar essas característica, vocês acham que este texto tem a mesma intenção do texto 2 e pertence ao gênero “classificados”? justifiquem.

AAA 3 – Gêneros e tipos textuais – versão do aluno


TEXTO 2

Criando Classificados

Atenção! Compro gavetas,

Compro armários,

Cômodas e baús.

Preciso guardas minha infância,

os jogos de amarelinha,

os segredos que me contaram

lá no fundo do quintal.

Preciso guardas minhas lembranças,

As viagens que não fiz,

Ciranda cirandinha

E o gosto de aventura

Que havia nas manhãs.

Preciso guardas meus talismãs

O anel que tu me deste,

O amor que tu me tinhas

E as histórias que eu vivi.

MURRAY, Roseana. Classificados poéticos.

Belo Horizonte: Miguilim, 1987. P. 6.


1. Observem o título do livro em que figura o texto. Com este título, e publicado num livro, vocês acham que este texto é um anúncio comercial?

2. Considerando apenas o texto, a partir de que momento dele vocês tiveram certeza de que não se tratava de um classificado comercial? Justifiquem.

3. Por que a poeta (ou quem fala) sente necessidade das gavetas, baús, etc? o que ele estaria perdendo?

4. A poeta faz alusão a vários textos e brincadeiras da infância. Vocês são capazes de cantar e dizer como eram as brincadeiras?

5. Apesar de ter a característica literária do texto 2 (Zoornal), a aula anterior, há uma diferença importante entre os dois. Qual é?

6.Primeiro classificado

7. Imaginem que vocês precisem vender, ou dispor de alguma coisa: um piano, uma bicicleta, um carrinho de rolimã, um cachorro, por exemplo. Pode ser vendido, trocado, ou doado.

8. Segundo classificado – literário

(ver texto - classificados - do aluno ver em "arquivos com trabalhos de alunos)


ANÚNCIO DE ZOORNAL

Vende-se uma casa

De cachorro pequinês

Dê um osso de entrada

E trinta a cada mês.

CAPARELLI, Sérgio. Come-vento. Porto Alegre: L&PM, 1988. P. 11.

Procura-se um equilibrista

Que saiba caminhar na linha

Que divide a noite do dia

Que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasia

Que saiba escalar nuvens arredias

Que saiba construir ilhas de poesia

Na vida simples de todo o dia.

MURRAY, Roseana. Classificados poéticos. Belo Horizonte: Miguilim, 1987. P. 6.

1. Pensem em objetos e situações que incomodam vocês e que estão no seu cotidiano. Organizem uma lista com o que vocês pensaram.

2. Pensem em objetos, pessoas e situações que vocês queriam para a sua vida. Façam uma lista do que pensaram.

3. Agora, cada um vai decidir: quer ‘vender’ o que é da primeira lista? Quer comprar, ou procurar alguma coisa da segunda lisa? Quer trocar alguma coisa da primeira por outra da segunda?

4. Decidiram? Então escolham o verbo que cabe e criem um anúncio literário. Pode ser em verso ou não, engraçado ou mais emotivo.

5. Lembrem-se: o anúncio deve ser curto, até para causar impacto.

(ver texto - classificados poéticos - do aluno ver em "arquivos com textos de alunos")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.