Reconhecer e caracterizar os gêneros literários e não literário
Primeira etapa – alunos trazem de casa anúncios classificados. Discussão em grade grupo:
Leitura oral;
a) Identificar veículo de divulgação dos classificados;
b) Identificar tipo de leitores;
c) Identificar objetivos do gênero;
d) Identificar elementos que o caracterizam como gênero classificados (uso do imperativo, objetividade, texto curto...).
Segunda etapa – propor atividades com classificados de modo a explorar as características deste gênero como; interpretação de um classificado, identificação das características, tempo verbal, vocabulário adequado.
Terceira etapa – interpretação e análise de um classificado poético. Identificar semelhanças e diferenças do classificado. Propor a produção em duplas de um classificado poético, a partir de textos motivadores.
TEXTO 1
ANÚNCIO DE ZOONAL I
Troca-se galho d’árvore
Novo em folha, vista pra mata
Por um cacho de banana da terra, nanica ou prata.
CAPARELLI, Sérgio. Come-vento. Porto Alegre: L&PM, 1988. P. 11.
1. Quem é o autor da proposta do texto 3? Este autor nos põe no campo da realidade ou da fantasia?
2. Que expressões neste texto são típicas do classificado? Como o anunciante mostra o objeto que ele quer vender?
3. Que outros elementos chamam a atenção no texto?
4. Esses elementos são típicos de que texto?
5. Observem o título do texto: a palavra Zoornal existe? Como é formada? Ela ajuda ou não a criar uma graça?
6. Depois de analisar essas característica, vocês acham que este texto tem a mesma intenção do texto 2 e pertence ao gênero “classificados”? justifiquem.
AAA 3 – Gêneros e tipos textuais – versão do aluno
TEXTO 2
Criando Classificados
Atenção! Compro gavetas,
Compro armários,
Cômodas e baús.
Preciso guardas minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardas minhas lembranças,
As viagens que não fiz,
Ciranda cirandinha
E o gosto de aventura
Que havia nas manhãs.
Preciso guardas meus talismãs
O anel que tu me deste,
O amor que tu me tinhas
E as histórias que eu vivi.
MURRAY, Roseana. Classificados poéticos.
Belo Horizonte: Miguilim, 1987. P. 6.
1. Observem o título do livro em que figura o texto. Com este título, e publicado num livro, vocês acham que este texto é um anúncio comercial?
2. Considerando apenas o texto, a partir de que momento dele vocês tiveram certeza de que não se tratava de um classificado comercial? Justifiquem.
3. Por que a poeta (ou quem fala) sente necessidade das gavetas, baús, etc? o que ele estaria perdendo?
4. A poeta faz alusão a vários textos e brincadeiras da infância. Vocês são capazes de cantar e dizer como eram as brincadeiras?
5. Apesar de ter a característica literária do texto 2 (Zoornal), a aula anterior, há uma diferença importante entre os dois. Qual é?
6.Primeiro classificado
7. Imaginem que vocês precisem vender, ou dispor de alguma coisa: um piano, uma bicicleta, um carrinho de rolimã, um cachorro, por exemplo. Pode ser vendido, trocado, ou doado.
8. Segundo classificado – literário
(ver texto - classificados - do aluno ver em "arquivos com trabalhos de alunos)
ANÚNCIO DE ZOORNAL
Vende-se uma casa
De cachorro pequinês
Dê um osso de entrada
E trinta a cada mês.
CAPARELLI, Sérgio. Come-vento. Porto Alegre: L&PM, 1988. P. 11.
Procura-se um equilibrista
Que saiba caminhar na linha
Que divide a noite do dia
Que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasia
Que saiba escalar nuvens arredias
Que saiba construir ilhas de poesia
Na vida simples de todo o dia.
MURRAY, Roseana. Classificados poéticos. Belo Horizonte: Miguilim, 1987. P. 6.
1. Pensem em objetos e situações que incomodam vocês e que estão no seu cotidiano. Organizem uma lista com o que vocês pensaram.
2. Pensem em objetos, pessoas e situações que vocês queriam para a sua vida. Façam uma lista do que pensaram.
3. Agora, cada um vai decidir: quer ‘vender’ o que é da primeira lista? Quer comprar, ou procurar alguma coisa da segunda lisa? Quer trocar alguma coisa da primeira por outra da segunda?
4. Decidiram? Então escolham o verbo que cabe e criem um anúncio literário. Pode ser em verso ou não, engraçado ou mais emotivo.
5. Lembrem-se: o anúncio deve ser curto, até para causar impacto.
(ver texto - classificados poéticos - do aluno ver em "arquivos com textos de alunos")
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.