3ª ATIVIDADE
Exploração do Gênero Textual Receita
Primeira etapa leitura oral das receitas trazidas pelos alunos. Discutir receitas que lembram e gostam, se sabem fazer alguma, quais receitas preferidas, rever etapas para se preparar um ‘prato’: a lista de ingredientes, o modo de preparo, o tempo de cozimento, o rendimento, etc. Nesta etapa os alunos são estimulados a trazer suas vivências visuais (ver a mãe, vó... preparando), olfativas (tipos de ingredientes, temperos usados) e gustativas (gosto de quê).
Segunda etapa verificar se nas receitas que trouxeram há estes critérios de organização.
Terceira etapa propor aos alunos, em duplas, a produção do gênero textual Receita - da ‘maçã envenenada’ que a bruxa do texto “A casa do espanto” fez. Antes da produção revisão detalhada do gênero, suas características, uso do imperativo, etc.
(ver texto - receita - do aluno em "arquivos com trabalhos de alunos")
COMENTÁRIOS
A atividade foi realizada na aula de informática. Os alunos gostaram muito de realizá-la. Ficou evidente que intuitivamente os alunos conheciam o gênero receita, e não apresentaram grandes dificuldades de realizá-la
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.