quinta-feira, 13 de agosto de 2009

2ª ATIVIDADE

Nesta atividade serão trabalhados os seguintes gêneros textuais: poema, receita, classificados, sinopse e carta particular.

Objetivos: identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico.

TEXTO 1. Poema - A casa do espanto (ver texto - A casa do espanto - em "arquivos com trabalhos de alunos")

Primeira etapa o texto é distribuído aos alunos. Segue leitura silenciosa, leitura oral e leitura expressiva.

Segunda etapa discussão sobre as seguintes questões:

a) Autor – se conhecem quem ele é, se ainda vive, se já leram outros poemas dele...

b) Que tipo de texto é poema? Como sabem que é um poema?

c) Em que são diferentes de uma notícia de jornal, de uma receita, ou de um conto de fadas? Procurar relacionar com o que eles já conhecem.

d) Como os poemas se organizam no papel?

e) São escritos na vertical ou na horizontal?

f) Que características têm em comum? Ajudá-los a identificar se há rima, musicalidade...

g) Sobre que assuntos discorrem? O poema em estudo qual seria seu assunto?

h) Reler o poema e pedir que imaginem A casa do espanto...

Terceira etapa os alunos se dispõem em duplas para dar continuidade ao texto. Para isso cada dupla redigirá uma estrofe dando continuidade ao poema.

(ver texto - poesia - aluno em "arquivos com trabalhos de alunos")

Quarta etapa os alunos lêem suas estrofes para os colegas.

Quinta etapa alunos, previamente, são divididos em quartetos. Cada grupo se responsabiliza em trazer de casa um dos seguintes textos: receita, classificados, sinopse ou uma carta particular. Em posse do texto, que o grupo trouxe de casa, este é analisado e são identificadas as suas informações. O grupo apresenta aos colegas. O professor esquematiza no quadro as características evidenciadas nos textos pelos alunos e juntamente com eles faz comparações entre as suas semelhanças e diferenças.

Sexta etapa o professor juntamente com os alunos faz comentários das apresentações. Comentando sobre as diferentes maneiras de organizar linguiticamente as informações nos textos, sobre o conhecimento intuitivo que os falantes (no caso os alunos), da língua possuem. Cada um desenvolve diferentes formas de ver o mundo das palavras, faz parte da cultura que trazemos de casa, da escola, de onde vivemos, e a partir dela agimos e reagimos. Quando aprendemos a nos comunicar com nossos pais adquirimos também comportamentos lingüísticos, isto é, como organizar o que pensamos e falamos na escrita, o que deve ser dito, como deve ser dito, em qual situação, etc.

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