terça-feira, 11 de agosto de 2009

1ª ATIVIDADE

ATIVIDADE – Conhecer o gênero textual biografia

Primeira etapa são distribuídos aos alunos textos biográficos de pessoas conhecidas, como Granham Bell, Edson Arantes do Nascimneto e Maomé.

Segunda etapa juntamente com os alunos procura-se em livros didáticos outros exemplos de biografias.

Terceira etapa os textos são analisados para identificar os tipos de informações que constituem um texto biográfico.

Quarta etapa é proposto aos alunos que elaborem suas próprias biografias, na terceira pessoa, como foram escritas as dos exemplos.

Quinta etapa os textos são analisados pelo professor, digitalizados exatamente como os alunos os escreveram (erros de acentuação, organização, coerência...).

Sexta etapa devolução dos textos, professor e alunos observam dificuldades encontradas e analisam comentando as dificuldades encontradas nos textos.

Sétima etapa os alunos reescreveram seus textos.

(ver texto - biografia - do aluno em "arquivos com trabalhos de alunos")

COMENTÁRIOS

As competências sociocomunicativas são aprendidas intuitivamente junto com as palavras e estruturas sintáticas da língua, porém a escola pode e deve ensiná-las. Na atividade realizada com os alunos observou-se que traziam conceitos como descrição de vida, escrever sobre realizações de alguém, enfim que tinham um conhecimento de que uma biografia seria esse texto, já que não tiveram dificuldades de identificar nos exemplos dos textos biográficos suas características e finalidade, quando feita as explicações e considerações orais. Porém na escrita a maioria não soube organizar as informações e ficaram evidentes as dificuldades de usar o código lingüístico, para este fim.

Evidenciou-se que no primeiro momento a escrita foi realizada com desatenção, descuido, “somente porque o professor pediu”. Com a reescrita apesar das reclamações, (os alunos relatam não gostar de “escrever de novo”) houve uma melhora significativa, na grande maioria dos trabalhos.

Perceberam-se as mesmas dificuldades lingüísticas que foram constatadas no diagnóstico.

Objetivo Geral



Ao final deste trabalho os alunos serão capazes de:

a) Reconhecer diferentes gêneros textuais suas finalidades e funções sociocomunicativas;

b) Escrever diferentes gêneros textuais;

c) Expor seus trabalhos no Jornalzinho da Escola.

Objetivos Específicos:

1. Reconhecer, através da competência sociocomunicativa, diferentes gêneros textuais;

2. Reconhecer diferentes modos de organização de alguns textos;

3. Reconhecer semelhanças e diferenças em textos diversos;

4. Organizar e identificar os diferentes gêneros textuais de acordo com sua funcionalidade;

5. Classificar um gênero textual, observando fatores lingüísticos e sociais, de acordo com sua finalidade.

ESTRATÉGIAS

a) Uso do dicionário – cada aluno tem acesso a um dicionário de língua portuguesa;

b) Leitura silenciosa e oral;

a) Leitura e interpretação, por meio de jogral, dramatizações;

b) Pesquisa em jornais – a escola recebe 2 exemplares de um jornal diário, que pode ser utilizados pelos alunos;

c) Pesquisa em livros – cada aluno tem acesso a um livro didático e um livro de textos;Pesquisa em revistas – quando se trabalhará com revistas os alunos trazem de casa;

d) Pesquisa na internet – a turma tem acesso à sala de informática 2h semanal;

e) Pesquisa na biblioteca – a turma tem 1h semanal acesso à biblioteca da escola;

f) Trabalho em grupos/ Individual;

g) Atividades escritas, orais e desenhadas;

h) Exercícios que requerem respostas do tipo analítico-expositivas;

i) Aulas expositivas – pelo professor;

j) Produção de gêneros textuais: biografia, anúncios publicitários, anúncios poéticos, receita culinária, carta, sinopse, resumo;

k) Reescrita dos textos produzidos;

l) Máquina fotográfica – pertence à escola.

TEMPO NECESSÁRIO

3 meses de aula, 3 períodos semanais.