terça-feira, 11 de agosto de 2009

Objetivo Geral



Ao final deste trabalho os alunos serão capazes de:

a) Reconhecer diferentes gêneros textuais suas finalidades e funções sociocomunicativas;

b) Escrever diferentes gêneros textuais;

c) Expor seus trabalhos no Jornalzinho da Escola.

Objetivos Específicos:

1. Reconhecer, através da competência sociocomunicativa, diferentes gêneros textuais;

2. Reconhecer diferentes modos de organização de alguns textos;

3. Reconhecer semelhanças e diferenças em textos diversos;

4. Organizar e identificar os diferentes gêneros textuais de acordo com sua funcionalidade;

5. Classificar um gênero textual, observando fatores lingüísticos e sociais, de acordo com sua finalidade.

ESTRATÉGIAS

a) Uso do dicionário – cada aluno tem acesso a um dicionário de língua portuguesa;

b) Leitura silenciosa e oral;

a) Leitura e interpretação, por meio de jogral, dramatizações;

b) Pesquisa em jornais – a escola recebe 2 exemplares de um jornal diário, que pode ser utilizados pelos alunos;

c) Pesquisa em livros – cada aluno tem acesso a um livro didático e um livro de textos;Pesquisa em revistas – quando se trabalhará com revistas os alunos trazem de casa;

d) Pesquisa na internet – a turma tem acesso à sala de informática 2h semanal;

e) Pesquisa na biblioteca – a turma tem 1h semanal acesso à biblioteca da escola;

f) Trabalho em grupos/ Individual;

g) Atividades escritas, orais e desenhadas;

h) Exercícios que requerem respostas do tipo analítico-expositivas;

i) Aulas expositivas – pelo professor;

j) Produção de gêneros textuais: biografia, anúncios publicitários, anúncios poéticos, receita culinária, carta, sinopse, resumo;

k) Reescrita dos textos produzidos;

l) Máquina fotográfica – pertence à escola.

TEMPO NECESSÁRIO

3 meses de aula, 3 períodos semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.