Ao final deste trabalho os alunos serão capazes de:
a) Reconhecer diferentes gêneros textuais suas finalidades e funções sociocomunicativas;
b) Escrever diferentes gêneros textuais;
c) Expor seus trabalhos no Jornalzinho da Escola.
Objetivos Específicos:
1. Reconhecer, através da competência sociocomunicativa, diferentes gêneros textuais;
2. Reconhecer diferentes modos de organização de alguns textos;
3. Reconhecer semelhanças e diferenças em textos diversos;
4. Organizar e identificar os diferentes gêneros textuais de acordo com sua funcionalidade;
5. Classificar um gênero textual, observando fatores lingüísticos e sociais, de acordo com sua finalidade.
ESTRATÉGIAS
a) Uso do dicionário – cada aluno tem acesso a um dicionário de língua portuguesa;
b) Leitura silenciosa e oral;
a) Leitura e interpretação, por meio de jogral, dramatizações;
b) Pesquisa em jornais – a escola recebe 2 exemplares de um jornal diário, que pode ser utilizados pelos alunos;
c) Pesquisa em livros – cada aluno tem acesso a um livro didático e um livro de textos;Pesquisa em revistas – quando se trabalhará com revistas os alunos trazem de casa;
d) Pesquisa na internet – a turma tem acesso à sala de informática 2h semanal;
e) Pesquisa na biblioteca – a turma tem 1h semanal acesso à biblioteca da escola;
f) Trabalho em grupos/ Individual;
g) Atividades escritas, orais e desenhadas;
h) Exercícios que requerem respostas do tipo analítico-expositivas;
i) Aulas expositivas – pelo professor;
j) Produção de gêneros textuais: biografia, anúncios publicitários, anúncios poéticos, receita culinária, carta, sinopse, resumo;
k) Reescrita dos textos produzidos;
l) Máquina fotográfica – pertence à escola.
TEMPO NECESSÁRIO
3 meses de aula, 3 períodos semanais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.